Entenda como funciona o tratamento de hérnia de hiato
A hérnia de hiato é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Pacientes diagnosticados com essa complicação podem ter uma série de sintomas desagradáveis, como azia, sensação de queimação na garganta, dificuldade para engolir, entre outros. Felizmente, existem tratamentos eficazes para o alívio desses sintomas e melhora da qualidade de vida.
Se você quer saber as opções para o tratamento de hérnia de hiato, continue com a leitura.
O que é a hérnia de hiato?
Hérnia de hiato (ou hérnia hiatal) ocorre quando órgãos abdominais — mais comumente, o estômago — se desloca em direção ao tórax. Esse é um fenômeno causado pelo alargamento do hiato esofágico, que é um orifício natural que todos temos localizado no diafragma, e que com o aumento da pressão intra-abdominal associado a esse alargamento, favorece o deslizamento do estômago em direção da cavidade torácica.
Vale destacar que, além do próprio estômago, essa região também envolve os seguintes órgãos embora apenas muito raramente estão deslocados na hérnia:
- Intestino delgado;
- Grande epíplon;
- Cólon.
Quer saber mais sobre a hérnia de hiato?
Leia também este conteúdo.
Diagnóstico e tipos de hérnia de hiato
Antes de falarmos sobre o tratamento de hérnia de hiato, vale a pena destacar as duas formas que podem acometer essa condição nos pacientes:
- Deslizamento: Sendo o diagnóstico mais comum, neste tipo, o ponto de conexão entre o esôfago e o estômago, que normalmente deveria estar situado abaixo do diafragma, acaba deslizando para cima do diafragma em direção à cavidade torácica.
- Para-esofágico: um quadro mais raro e grave, também conhecido como “rolamento”, ocorre quando a junção entre o esôfago e o estômago permanece abaixo do diafragma na cavidade abdominal, porém, uma porção do estômago se desloca através do hiato em direção ao tórax, ficando ao lado do esôfago.
Os exames de imagem, incluindo raio-X com contraste oral, endoscopia digestiva alta (geralmente não tão eficaz nesses casos), esofagograma e manometria esofágica, são utilizados para determinar se a hérnia de hiato está presente ou não.
Tratamento de hérnia de hiato
O tratamento dos sintomas relacionados à hérnia de hiato pode ser feito com medicamentos, alterações em hábitos alimentares e estilo de vida, além de cirurgia em casos específicos. Tudo depende da condição de cada paciente, bem como da presença frequente de sintomas.
Tratamento não cirúrgico
Antes de partir para cirurgia, o tratamento inicial da hérnia de hiato deve ser feito por meio de medicamentos e práticas para controlar o problema, como:
- Posicionamento mais elevado do tronco ao dormir;
- Redução na quantidade ingerida de alimentos a cada refeição;
- Abolir líquidos durante as refeições;
- Fazer a última refeição pelo menos 2 horas antes de deitar-se;
- Adequação da dieta, por exemplo evitando alimentos gordurosos, ácidos e ricos em fibras;
- Manutenção de um peso corporal saudável;
- Interrupção do consumo de álcool e do tabagismo.
É importante manter um
acompanhamento médico com um cirurgião do aparelho digestivo para monitorar a evolução dos sintomas e a eficácia do tratamento clínico.
Cirurgia de hérnia de hiato
Casos graves podem levar à realização da correção da hérnia de hiato a partir de uma cirurgia. Hoje, em sua maioria ela é feita por vias minimamente invasivas, sendo por videolaparoscopia ou por meio de uma plataforma robótica com a intenção de reposicionar o esôfago e o estômago, além de corrigir o defeito da musculatura local.
Em ambas, são feitas pequenas incisões no abdome para permitir o uso de instrumentos delicados e uma endocâmera. Na plataforma robótica, o robô é comandado pelo cirurgião para realizar o mesmo procedimento da videolaparoscopia, com benefícios tecnológicos como visão em 3D e maior precisão no movimento das pinças, que se assemelham ao movimento das mãos humanas. Ambas são técnicas seguras para corrigir a hérnia de hiato e oferecem um pós-operatório mais tranquilo e rápido ao paciente.
Riscos da cirurgia de hérnia de hiato
A boa notícia é que a cirurgia para correção de hérnia de hiato costuma gerar baixo desconforto para o paciente, além de requerer um curto período de internação e apresentar uma recuperação pós-operatória geralmente rápida. Geralmente o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.
Mas vale destacar: assim como qualquer intervenção cirúrgica, um certo grau de risco existe e por isso
todo paciente deve seguir à risca as orientações médicas.
Pós-operatório da cirurgia hérnia de hiato
A alta hospitalar costuma ser concedida já no dia seguinte ao procedimento e o paciente costuma retomar a alimentação por via oral precocemente, sendo já alimentado no próprio dia da cirurgia.
Recuperação da cirurgia da hérnia de hiato
A recuperação, como havíamos mencionado, tende a ser rápida. Geralmente, os pacientes retomam as suas atividades profissionais cerca de 3 a 5 dias após a cirurgia. É um procedimento pouquíssimo desconfortável e a questão que mais costuma incomodar os pacientes é a dieta restrita que precisa seguir nas primeiras semanas após a cirurgia.
Conclusão: busque sempre um especialista!
A melhor forma de entender o tratamento de hérnia de hiato para você, é com a avaliação de um especialista. Busque um cirurgião do aparelho digestivo para um diagnóstico preciso e, em seguida, definir em conjunto o melhor tratamento para o seu caso.
Acompanhe o nosso blog
e confira outros conteúdos exclusivos relacionados a saúde do aparelho digestivo.