Estatísticas
Estatísticas
60%
60%
dos pacientes com câncer de estômago tem 65 anos ou mais.
dos pacientes com câncer de estômago tem 65 anos ou mais.
3º + Comun
3º + Comun
o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres no Brasil.
o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres no Brasil.
Tipos de Cirurgia
- Gastrectomia subtotal: neste procedimento, ocorre a remoção da parte do estômago em que o tumor está localizado, assim como dos linfonodos localizados próximos à região do tumor e outros órgãos que possam ter sido acometidos. Geralmente, é o tipo de cirurgia indicada quando há a presença de tumores localizados nas áreas mais distantes do esôfago;
- Gastrectomia total: neste procedimento, como é o próprio nome já sugere, ocorre a remoção total do estômago, assim como dos linfonodos localizados próximos à região do tumor e outros órgãos que possam ter sido acometidos. Geralmente, é o tipo de cirurgia indicada quando estão presentes tumores grandes ou pequenos na parte proximal do estômago;
- Excisão local: procedimento caracterizado pela remoção local do tumor via endoscopia, sem necessidade de realizar a gastrectomia. Este tipo de procedimento é indicado somente quando há tumores muito pequenos e limitados à mucosa, evitando a excisão incompleta e, por consequência, a recidiva do tumor.
Cirurgia Minimamente Invasiva
Vale ressaltar que, hoje em dia, é possível realizar o tratamento de forma minimamente invasiva: por laparoscopia tradicional ou por robótica, possibilitando que o período pós-operatório ocorra de forma mais breve e apresente menos desconfortos, além de reduzir também o tempo de internação necessário.
Benefícios e Recuperação
Outro benefício das cirurgias minimamente invasivas é a necessidade de apenas pequenos cortes/incisões para realizar o procedimento, o qual proporciona ainda qualidade de visualização da região acometida.
No caso da robótica, o robô, através de braços e pinças, é capaz de ampliar os movimentos do cirurgião, além de aprimorar a precisão. Dessa forma, a remoção de linfonodos próximos acometidos, linfadenectomia, torna-se ainda mais eficaz.