Indicações
Indicações
O procedimento é indicado para os casos em que todas as tentativas de emagrecimento não invasivas já se esgotaram e não surtiram o efeito esperado. A indicação também requer uma análise do índice de massa corporal (IMC), entre outras doenças correlacionadas com o excesso de peso, conhecidas como comorbidades.
Não há limitação de idade para a realização da cirurgia, mas o procedimento costuma ser indicado a partir dos 16 anos. Em casos de pacientes idosos existe uma preocupação extra em relação às condições cardiovasculares e pulmonares. Habitualmente indica-se a cirurgia até os 65 anos de idade.
Estatísticas
Estatísticas
2º
2º
País com maior número de cirurgias bariátricas realizadas.
País com maior número de cirurgias bariátricas realizadas.
80.000
80.000
Procedimentos realizados por ano
Procedimentos realizados por ano
Tipos de Cirurgia Bariátrica
A escolha do tipo de cirurgia deve ocorrer sob o consenso entre o médico e o paciente, levando em consideração a necessidade, as condições clínicas e as preferências do paciente. Os procedimentos podem ser realizados com a incisão no abdômen ou via videolaparoscopia, que realiza pequenos cortes na região abdominal e é portanto menos agressiva e de melhor recuperação para o paciente.
Os tipos de cirurgia bariátrica são:
Cuidados Necessários
Geralmente, é indicado que o paciente perca alguns quilos antes de passar pelo procedimento, para proporcionar melhores condições ao procedimento no geral e menores riscos operatórios. Além disso, é essencial realizar todos os exames solicitados pelo médico responsável pelo procedimento e passar em consulta como todos os profissionais da área médica, envolvidos, a fim de obter uma avaliação sobre a saúde geral do paciente: cirurgião, cardiologista, endocrinologista, psicólogo e nutricionista.
Bypass Gástrico ou Gastrectomia em Y de Roux:
Falando especificamente de resultados e cuidados necessários do Bypass gástrico, embora o procedimento seja mais delicado e ofereça um maior cuidado em relação à dieta nos primeiros dias após a cirurgia, a técnica do Bypass apresenta ótimos resultados e pode reduzir até 70% do excesso de peso inicial. É a técnica que mais se conhece os resultados no mundo, embora venha perdendo espaço para a Gastrectomia Vertical (abaixo). Pela alteração na posição do intestino em relação à passagem dos alimentos, nesta técnica o paciente costuma necessitar de vitaminas pelo restante da sua vida para complementar uma nutrição adequada, mas sem limitar em nada a vida do paciente. Em casos de resultados insatisfatórios com grande perda de peso, pode ser feita uma nova cirurgia para desfazer o Bypass e restabelecer a situação inicial.