Cirurgia de Hérnias da Parede Abdominal

Cirurgias convencionais e por laparoscopia para o tratamento das diversas hérnias de parede abdominal, que são o escape de uma víscera através da parede abdominal, causadas por má-formação, enfraquecimento ou ruptura da musculatura do abdômen.

Hérnias da Parede Abdominal

Tipos de Hérnia Abdominal

Inguinal: ocorre na virilha;

Femoral: abaixo do ligamento inguinal - na região do início da coxa, abaixo da virilha;

Umbilical: ocorre na região da cicatriz umbilical;

Incisional: relaciona-se com as incisões cirúrgicas prévias na região;

Epigástrica: ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo.

Estatísticas

• A hérnia inguinal corresponde a 80% dos registros da doença;
  • Segundo o Ministério da Saúde, de 3% a 8% dos brasileiros apresenta algum tipo de hérnia na região do abdominal.

Tipos de Cirurgia

As cirurgias podem ser abertas ou por laparoscopia (minimamente invasiva), com ou sem o auxílio robótico. A cirurgia tem por objetivo corrigir o defeito na parede abdominal que o causou e colocar uma tela de reforço na região a fim de reduzir as chances da hérnia se formar novamente.

VÍDEOS

Saiba tudo sobre a

Hérnia Inguinal

Tudo o que você precisa saber sobre Hérnia Inguinal

Hérnia Inguinal: O que é e qual o tratamento?

5 Sinais de que você está com Hérnia Inguinal

Cuidados
Pré-Operatórios

• Seguir a recomendação médica em relação ao jejum;
  • Realização dos exames solicitados;
  • Evitar o fumo;
  • Evitar medicamentos anticoagulantes antes do procedimento.

Cuidados
Pós-Operatórios

Recomenda-se, geralmente, não dirigir e fazer esforços físicos durante 14 dias depois de passar pelo procedimento. Essa indicação pode variar de caso para caso;
Não praticar atividades de grande impacto ou esforço, por um mês. Essa indicação pode variar de caso para caso;
Utilizar antiinflamatórios e analgésicos conforme a indicação médica.

• Uma hérnia pode voltar?

Há casos, ainda que raramente, em que a hérnia pode voltar. As chances de reincidência são baixas, em torno de 4%. É importante seguir a recomendação médica em relação ao repouso para que a cicatrização ocorra de forma adequada.

• Apenas o procedimento cirúrgico é capaz de solucionar o problema?

Infelizmente, não há tratamento clínico para hérnia abdominal. Isso acontece pois já houve deslocamento de parte do conteúdo abdominal e essa fraqueza da parede abdominal é permanente e somente tende a crescer ainda mais com o tempo. Por isso, demanda um reparo cirúrgico para a correção deste defeito de forma definitiva.

Ou seja, na maioria das vezes, indica-se o procedimento cirúrgico a fim de evitar complicações e problemas futuros, ainda mais quando há presença de sintomas. Tendo em vista as técnicas cirúrgicas atuais minimamente invasivas, as quais representam curto período de recuperação e afastamento das atividades normais, sugere-se, como prevenção das possíveis complicações, a realização da cirurgia.