Cirurgia do Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista que faz parte do sistema digestivo sendo responsável por produzir enzimas digestivas, que ajudam a quebrar os alimentos em partículas para absorção pelo organismo; e hormônios, que servem para controlar a glicose no sangue.

Para cada problema que pode acometer o pâncreas, existem diferentes indicações de tratamento, inclusive cirúrgicos, assim como existem diferentes tipos de cirurgias para o pâncreas, que variam de acordo com a doença, localização e estado do paciente.

Cirurgia do Pâncreas

Indicações

Entre as cirurgias mais comuns para o pâncreas, estão as doenças benignas causadas por Cistos, que muitas vezes demandam apenas algum segmento clínico e há situações em que pode ser necessária a realização do procedimento cirúrgico. Além disso, para o câncer de pâncreas, a cirurgia é ainda o tratamento mais potencialmente curável entre as opções para essa doença. Mesmo assim, cerca de 30% dos pacientes apenas têm condição clínica de serem submetidos a esse tratamento sem demandar um tratamento pregresso ou com quimioterapia e/ou radioterapia. Além dessas indicações, há também casos de pancreatite crônica que são encaminhados para procedimento cirúrgico.

Tipos de Cirurgia

Para pacientes com câncer de pâncreas, há diferentes tipos de cirurgia e, dentre eles, é indicado o mais adequado ao quadro de cada paciente. Todas elas podem ser realizadas pelas vias convencional, laparoscópica e robótica.

Cirurgia de Whipple ou Gastroduodenopancreatectomia

Cirurgia de Whipple ou Gastroduodenopancreatectomia: tumor está confinado à cabeça do pâncreas e há a remoção da cabeça do pâncreas e parcial ou total de órgãos vizinhos como estômago e o início do intestino delgado (duodeno);

Duodenopancreatectomia

Duodenopancreatectomia: semelhante à cirurgia de Whipple, mas a parte inferior do estômago não é removida;

Pancreatectomia Total

Pancreatectomia Total: para tumores no corpo ou na cabeça do pâncreas e há a remoção total do pâncreas e do baço geralmente. No entanto, é raramente utilizada, pois o pâncreas é responsável pela produção da insulina e com sua retirada total, os pacientes deixam de produzi-la e ficam dependentes de altas doses de insulina e um diabetes de difícil controle;

Pancreatectomia Distal

Pancreatectomia Distal: tumores estão na cauda e corpo do pâncreas e há a remoção da cauda / lado esquerdo do pâncreas, associado ou não à remoção do baço.

• Quais são os fatores de risco do câncer de pâncreas?

Os principais fatores de risco do câncer de pâncreas são o tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de gordura e de carnes vermelhas, diabetes mellitus e pancreatite crônica não hereditária.

• A pancreatite aguda pode evoluir e se tornar uma doença mais grave?

É possível. Estima-se que 20% dos casos evoluem para a pancreatite aguda grave, acentuando em muito o quadro e com a possibilidade de lesão de outros órgãos (como pulmões, pâncreas e fígado). Em relação ao pâncreas, especificamente, a principal complicação que pode ocorrer é que ele pode necrosar e infectar, resultando na necessidade de tratamento cirúrgico para a retirada em muitos casos.