Gastroenterologia Clínica

A gastroenterologia é a área da medicina que estuda o aparelho digestivo e as doenças que o acometem. Pode ser dividida em Gastroenterologia Clínica e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e inclui diversas subespecialidades.

Gastroenterologia

Clínica

A gastroenterologia trata diversas doenças, dentre elas:
  • Gastrites;
  • Esofagites;
  • Doença do Refluxo Gastroesofágicos (DRGE);
  • Doenças motoras do esôfago;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Diarréias crônicas;
  • Constipação;
  • Doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa);
  • Esteatose hepática (gordura no fígado).
Apesar de muitas doenças do aparelho digestivo terem o tratamento cirúrgico como opção em alguns casos, outras podem ser tratadas inicialmente com medicamentos e dietas específicas. Algumas podem se tornar cirúrgicas em algum momento quer pela evolução da própria doença quer pela falha de resposta aos tratamentos clínicos, como ocorre por exemplo nas Doenças Inflamatórias Intestinais.

Doenças mais comuns

A gastroenterologia trata diversas doenças, dentre elas, as principais são:
  • Gastrites;
  • Esofagites;
  • Doença do Refluxo Gastroesofágicos (DRGE);
  • Doenças motoras do esôfago;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Diarréias crônicas;
  • Constipação;
  • Doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa);
  • Esteatose hepática (gordura no fígado).

Tipos de Tratamento

VÍDEOS

Saiba tudo sobre

Dores e Desconfortos no Estômago

Mitos e fatos sobre as causas de Dores no Estômago

Desconforto no Estômago: conheça as principais causas e sintomas

Principais sinais e causas do desconforto estomacal

VÍDEOS

Saiba tudo sobre

Constipação Intestinal

Constipação Intestinal: saiba quais são as causas e intervenções necessárias

• Há hábitos ou alimentos que agravam o quadro de gastrite?

A gastrite tem sua origem em diversas causas, mas alguns hábitos alimentares podem contribuir negativamente. Dentre estes destacam-se o  jejum prolongado, ingestão de alimentos acelerada, abuso de alimentos que podem irritar o estômago (café, frutas cítricas, refrigerantes e condimentos). Além disso, o estresse pode resultar em uma série de sintomas que podem causar ou acentuar a gastrite, como fazer o estômago produzir mais ácido do que o normal ou diminuir as defesas do organismo contra essa substância; há a possibilidade de alterações no movimento normal do estômago, que acabam provocando outros sintomas também.

• Quais são os sintomas da Doença de Crohn?

Os sintomas mais comuns desta doença são dor abdominal e diarréia que podem vir acompanhadas de sangue e muco nas fezes. Além destes, são frequentes a perda de peso, a febre e a falta de apetite. Outros sintomas são lesões da região anal (fissuras, abscessos, fístulas e plicomas), dores articulares, irritações nos olhos, nódulos dolorosos sob a pele e icterícia, embora esses sejam menos frequentes. Porém, muitos pacientes

• Todos os pacientes com Doença Diverticular terão Diverticulite?

Na verdade não. A complicação mais frequente da Doença Diverticular costuma ser o sangramento do divertículo. Já a inflamação do divertículo, chamada Diverticulite, ocorre em cerca de 1 em cada 4 pacientes apenas, ou seja, 25% dos pacientes com Doença Diverticular terão Diverticulite e, mesmo assim, na maioria das vezes serão quadros leves e sem necessitar de cirurgias.

• Todos os pacientes com Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) podem fazer a cirurgia?

A cirurgia para a DRGE somente costuma ser considerada em pacientes que tenham uma boa resposta anterior aos tratamentos clínicos, que tenham o peso sob controle (habitualmente não costumamos realizar a cirurgia para pacientes que tenham a relação do seu peso com sua altura - chamado de IMC - maiores que 28Kg/m2) e que tenham alterações na posição e função da musculatura que naturalmente temos entre o esôfago e o estômago. É importante ainda ressaltar que a cirurgia para DRGE não elimina os quadros de gastrite e mesmo com a cirurgia o paciente pode precisar manter uma dieta e/ou medicamentos para evitar a volta dos sintomas de gastrite, além de sempre manter o seu peso controlado para não prejudicarem o resultado da cirurgia, mesmo após muitos anos passados.

• Há cirurgia para Pancreatite Crônica? Quem são os pacientes que precisam de cirurgia?

A Pancreatite Crônica é uma manifestação na qual o pâncreas passa por alterações permanente e pode desenvolver, por conta disso, obstruções ao fluxo normal até o intestino das enzimas que produz. Com isso, pode ocorrer a formação de pseudocistos (bolhas de líquido contendo essas enzimas ao redor do pâncreas ou em outras regiões do abdome) ou o aumento da pressão dentro do próprio pâncreas. Essas condições geram bastante dor e que podem ser dores de difícil tratamento. Quando as dores não podem ser controladas adequadamente ou quando os pseudocistos ficam muito grandes ou quando esses pseudocistos se infectam, a cirurgia pode ser necessária.