Cirurgia de Hérnia de Hiato: quando operar?
Deseja saber mais sobre a cirurgia de hérnia de hiato e como o procedimento é feito? Em primeiro lugar, fique tranquilo, pois a operação é relativamente simples e, geralmente, a recuperação é rápida.
Além disso, nem sempre quando há o diagnóstico desta condição, a cirurgia é a melhor alternativa. Tudo depende
da gravidade da condição e da avaliação médica individualizada.
Ao longo desse conteúdo serão abordados os tipos de cirurgia de hérnia de hiato, em quais situações ela é necessária, além de dúvidas comuns em relação à doença. Acompanhe.
O que é a hérnia de hiato?
Hérnia de hiato é o nome da condição caracterizada quando há um deslocamento de órgãos abdominais, em direção ao tórax através do hiato esofágico que é uma passagem natural entre o tórax e o abdome.
Diante desse quadro, é comum que haja azia e refluxo gástrico, causando sintomas incômodos e prejuízos na qualidade de vida.
Quando é necessário operar?
A cirurgia de hérnia de hiato é indicada, geralmente, em três situações:
- Quando não há resposta para o tratamento clínico (administração de medicamentos orais e mudanças de hábitos);
- No caso do paciente precisar fazer o uso contínuo de medicamentos para controlar os sintomas;
- Se o indivíduo possui uma condição chamada Esofâgo de Barrett desde que apresente sinais de mais atenção a essa condição.
O Esôfago de Barrett é uma doença causada por
alterações no revestimento do esôfago, devido ao refluxo gastroesofágico crônico. Diante desse quadro, com o tempo, as células do órgão sofrem alterações, o que pode desencadear um possível câncer no futuro.
Sobretudo, quem vai avaliar e recomendar a necessidade da cirurgia
é o médico especialista, no caso, o cirurgião do aparelho digestivo.
Tipos de cirurgia
Há três tipos de cirurgia de hérnia de hiato: o procedimento via videolaparoscopia, plataforma robótica ou a intervenção tradicional.
Videolaparoscopia
Referente a primeira opção, são feitas 5 pequenas incisões no abdome seguidas de
aplicação de gás carbônico. Assim, com o auxílio da câmera e dos instrumentos cirúrgicos, o médico realiza a correção das estruturas envolvidas.
O procedimento abrange o fechamento da abertura exagerada do diafragma e confecção de uma válvula anti-refluxo,
de modo a evitar o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago.
Cirurgia Aberta Tradicional
Muito pouco utilizada hoje em dia, na cirurgia de hérnia de hiato tradicional, são feitas por uma incisão ampla na parte superior do abdome e a manipulação manual da região a ser tratada.
Cirurgia Robótica
Sendo a técnica mais moderna, a cirurgia robótica conta com o auxílio de braços e pinças robóticas comandadas pelo cirurgião. Essa tecnologia permite uma visão em 3D e maior precisão nos movimentos das pinças, tornando a cirurgia ainda mais precisa e a recuperação pós-operatória ainda mais rápida e confortável para o paciente.
–
Independente do tipo de operação, aplica-se anestesia geral e realizam-se exames pré-operatórios, como
eletrocardiograma e hemograma, além de exames específicos para o estudo da hérnia, do esôfago e da doença do refluxo gastroesofágico.
Pós-operatório
No geral, a cirurgia de hérnia de hiato costuma ser simples e envolve uma recuperação rápida, especialmente quando a intervenção envolve técnicas modernas e minimamente invasivas. Em geral, são recomendados os seguintes cuidados pós-operatórios:
- Tempo para retorno às atividades cotidianas entre 3 a 5 dias;
- Seguir uma dieta líquida e pastosa nas 3 primeiras semanas;
- Evitar atividades físicas de maior intensidade por 1 mês;
- Cuidados simples com as incisões.
Além das recomendações acima, é importante introduzir e seguir à risca algumas mudanças de hábitos. Isso porque determinados comportamentos podem provocar o retorno da hérnia de hiato
Entre tais mudanças, vale destacar
a adoção de uma dieta saudável, evitar carregar peso e fazer força, abandonar o vício do tabagismo e manter o peso ideal. O ganho de peso após a cirurgia e ingerir grande volumes de alimentos e/ou bebidas estão entre as principais causas de falha do tratamento cirúrgico e volta da hérnia de hiato.
Procure um especialista!
Foi diagnosticado ou suspeita que está com hérnia de hiato? Se esse for o seu caso, procure um médico especialista. É fundamental receber um diagnóstico preciso e ouvir a orientação de um profissional experiente no assunto.
Se deseja um atendimento acolhedor e está a procura de um médico capacitado e referência na área, agende uma consulta com o Dr. Alexandre Bertoncini, especialista em cirurgia do aparelho digestivo.