Blog Layout

O que pode ser um nódulo na virilha

out. 17, 2023

Encontrar um nódulo na virilha pode causar preocupação. Você começa a se questionar o que seria aquela protuberância e, principalmente, se há algum risco a sua saúde.


Apesar de sempre haver a possibilidade do nódulo ser um câncer, na grande maioria dos casos trata-se apenas de uma inflamação em um gânglio e, por este motivo, o caroço tende a desaparecer naturalmente. 


Isso ocorre principalmente em casos nos quais o paciente sente dor no local, tendo em vista que os cânceres costumam ser bastante endurecidos, acompanharem outros sintomas como perda de peso involuntária, febre diária especialmente no final do dia (pode estar ausente em alguns casos) e geralmente não causarem qualquer tipo de dor.



De qualquer forma, saber mais sobre o assunto é essencial e não há mal algum em procurar um médico ao notar a presença de um nódulo na virilha. Afinal, quanto antes for realizado o diagnóstico, antes é se inicia o tratamento adequado - quando necessário.


Entenda o que pode ser um caroço nessa região, suas causas e como identificar aqueles causados por hérnia inguinal.


Principais causas de nódulo na virilha

As causas mais comuns para a formação de um nódulo na virilha são:

1. Infecções e inflamações

Os linfonodos, ou ínguas como são chamados popularmente, são como pequenos postos de vigilância do sistema imunológico, recebendo os vasos linfáticos da região em que estão localizados. Eles funcionam como “quartéis” de defesa do organismo. Estão presentes em diversas partes do corpo, como abaixo das axilas, pescoço e na virilha, por exemplo. 

Quando ocorre alguma infecção ou inflamação no corpo, é natural que eles fiquem inchados e sejam percebidos então como pequenos caroços, geralmente dolorosos, na região. Isso acontece pois eles têm esse papel especial na identificação do processo inflamatório / infeccioso e auxiliam na ativação da resposta natural do nosso corpo a essas agressões.


Na virilha, esse nódulo está ligado a inflamações ou infecções nos membros inferiores (como pêlos encravados, machucados durante depilações, problemas em unhas como infecções ou unha encravada, machucados na pele e etc), Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e doenças reumatológicas. O inchaço é apenas uma reação natural do corpo, que está combatendo um agente infeccioso. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, calor local e dor na região, mas a sua superfície da pele é regular e lisa e dificilmente esses sinais como alteração de cor são realmente notáveis. O sinal mais comum costuma ser mesmo a maior sensibilidade e até dor mesmo nessa região.


Na maioria dos casos, não é necessário realizar tratamento específico para retirar o nódulo, pois ele some conforme a causa é curada. Para isto, porém, se a inflamação for decorrente de uma bactéria, pode ser necessário administrar antibióticos. Nas situações em que a origem está nas doenças reumatológicas, o médico pode recomendar diversos tratamentos específicos como com o uso de antiinflamatórios, por exemplo, e novos especialistas podem ser necessários.



2. Câncer

O câncer nos linfonodos, conhecido como linfoma, pode ser outra causa para caroços na virilha. A diferença é que, apesar do inchaço, não costuma haver dor e nem vermelhidão. Observa-se apenas que essa região ficou maior, endurecida e irregular.

Seu crescimento também não é rápido, como ocorre nos casos de inflamação e infecção. As alterações vão acontecendo aos poucos e, geralmente, não incomodam, já que não há dor ou sensação de aumento de temperatura na virilha e, muitas vezes, só é percebida em estágios maiores.


O Linfoma está entre os seis tipos de cânceres mais frequentes, é especialmente prevalente entre indivíduos de 15 a 30 anos e aqueles com mais de 60 anos. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê cerca de 15 mil novos casos em 2023 e reporta aproximadamente quatro mil mortes anuais devido a essa doença. A doença também pode se manifestar em outras partes do corpo. Além da virilha, o nódulo pode surgir na garganta e na axila, entre outros órgãos também, como o timo e o baço, por exemplo.


O tratamento para o linfoma  varia conforme o estágio em que a doença se encontra e geralmente é conduzido por um Hematologista. Ele pode envolver:

  • Quimioterapia;
  • Imunoterapia;
  • Radioterapia;
  • Transplante de células-tronco. 


Existem ainda outras causas associadas ao câncer para o aumento de linfonodos na região da virilha, como ocorre, por exemplo, em casos avançados de cânceres na região dos genitais e do ânus. No entanto, sempre costumam apresentar as mesmas características de um crescimento mais lento, nódulos mais endurecidos e não apresentarem dor local.


3. Hérnia Inguinal

Uma hérnia inguinal também pode ser a causadora de nódulo na virilha. Nesse caso, ligado a parte do intestino ou de gorduras que temos dentro do abdome que escapa através da parede abdominal ou do início da coxa. Ela corresponde a 75% de todas as hérnias e costuma acometer mais homens do que mulheres.


Os principais indícios de que se trata de hérnia inguinal é a dor na virilha que piora ao fazer força, como evacuar, tossir, levantar-se ou carregar peso. Nessas situações, também é possível notar a saliência na região, que pode desaparecer com o repouso, assim como o desconforto também costuma aliviar com o paciente deitado de barriga para cima.


Esse não é um problema que some sozinho, como nos casos em que o inchaço é causado por infecções ou inflamações. Ou seja, requer tratamento médico para a sua correção. O risco desta situação é de uma parte do intestino ficar aprisionada através desse defeito da parede abdominal, podendo levar a obstrução do intestino ou até mesmo ao estrangulamento dessa parte do intestino, situação que pode inclusive colocar a vida em perigo se não for rapidamente diagnosticada e tratada.


A cirurgia é o tratamento mais indicado especialmente antes de ocorrerem as complicações, sendo a grande maioria dos casos feitos por laparoscopia, com ou sem o auxílio do robô, por ser menos invasivo e com melhor recuperação para o paciente, com a maioria dos pacientes podendo receber alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico. O intestino é levado de volta ao seu lugar natural e a parede do abdômen é corrigida e reforçada com uma tela, para evitar que a hérnia volte a acontecer.


Quer saber mais sobre hérnias? Assista ao vídeo:

4. Reação alérgica

Quando você tem uma reação alérgica a um produto ou medicamento, seu corpo reage da mesma forma que quando há a presença de um agente infeccioso. Ele passa, então, a combater aquilo que está incomodando (causando a alergia), e o resultado disso pode ser também o aumento dos linfonodos.



Assim que a reação alérgica passar ou você ingerir algum medicamento anti-histamínico, o inchaço irá desaparecer sozinho. Esse caroço é doloroso, de aspecto avermelhado e temperatura mais alta em relação à outra parte do corpo. 

Porém, frequentemente, essas reações ocorrem no corpo todo ao mesmo tempo e por isso notamos outros linfonodos também aumentados em outras regiões - assim como frequentemente ainda percebemos manchas na pele.


5. Cisto benigno

Um cisto benigno pode levar ao surgimento do caroço. Com características muito semelhantes às do câncer, exige uma biópsia para comprovar que se trata apenas de um cisto. Geralmente, se desenvolve lentamente e não incomoda, a não ser pela protuberância na virilha, e costuma ser mais macio e menos endurecido que o câncer. Estudos com exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia podem auxiliar na distinção, mas muitas vezes é necessário aprofundar mais a investigação.


Após uma visita ao médico, pode ser recomendada a remoção cirúrgica para biópsia e estudo do mesmo e também para prevenir que o cisto possa causar uma infecção local.


Há casos em que o cisto na virilha aparece na pele, devido à depilação feita com lâmina e inflamação do poro. Neste caso, costuma desaparecer sozinho.


6. Lesão na área da virilha

Traumatismos que afetem a virilha podem fazer com que apareçam nódulos na região. A diferença em relação a outros tipos é que desaparecerão com o tempo, assim que a lesão for curada.


A dor é um sintoma muito comum, assim como a queimação ao fazer algum movimento que exija a virilha. Roxos podem ser observados, já que houve trauma, e, conforme a lesão vai melhorando, o nódulo diminui e a coloração roxa ou esverdeada também.



Como identificar um nódulo causado por hérnia inguinal?

O nódulo na virilha causado por hérnia inguinal nem sempre é visível. Em muitos casos é notado apenas quando se faz algum esforço, como tossir, por exemplo. Ou seja, diferente de outros tipos, como o caroço causado por inflamação, você não sente o inchaço em um primeiro momento.


É um tipo de caroço que exige mais atenção, pois quando o defeito da musculatura é grande, pode ocorrer a passagem de parte do intestino através dele, o que leva a riscos de complicações, como nos casos de estrangulamento ou de obstrução do intestino. 


Quando isso ocorre, podem surgir sintomas como:

  • Febre;
  • Ânsia de vômito constante;
  • Dores abdominais progressivas;
  • Parada de funcionamento do intestino ou de eliminação de gases.


Quando esses sintomas passam a ser notados de forma frequente, é necessário ir ao médico imediatamente, geralmente para ser submetido a uma cirurgia de urgência.


Para identificar quando um nódulo na virilha é causado por hérnia inguinal, há algumas técnicas, como:


Forçar uma tosse

Quando você tosse, acaba aumentando a pressão dentro da barriga. Logo, se houver alguma fraqueza de músculos que fez com que parte do intestino saísse do lugar, você provavelmente notará a protuberância assim que tossir.

Fique apenas de roupas íntimas e coloque o dedo na região, sem fazer muita pressão, em que você acredita que a hérnia pode estar. Tussa e observe. Se aparecer um nódulo ou reparar o aumento de um já existente, você possivelmente está com uma hérnia inguinal.


Prestar atenção à queimação e dores

Nódulos simples, causados por aumento dos linfonodos, apresentam dor e vermelhidão mas relacionados ao toque da região, mas não de forma tão intensa ou com sensação de queimação. A hérnia inguinal, por outro lado, pode causar dor aguda na virilha e pode causar forte queimação na região. 


Sinais como vermelhidão na região e mudança do padrão da dor, tornando-se então constante, podem apontar para uma complicação da evolução da hérnia geralmente relacionado ao estrangulamento das estruturas que passaram através do defeito muscular.


Observe se esses sintomas se agravam quando você faz determinados movimentos que aumentam a pressão do abdômen.


Diferenças entre nódulos na virilha em homens e mulheres

É válido destacar que nódulos na virilha podem manifestar-se tanto em homens quanto em mulheres, mas algumas diferenças sutis podem ser observadas.


Em homens, nódulos na virilha frequentemente estão associados a hérnias inguinais, devido à anatomia específica da região. Já nas mulheres, nódulos podem estar relacionados a infecções ou inflamações dos órgãos reprodutivos, como genitais, ovários ou as trompas de Falópio.


A localização e a natureza da dor ou desconforto também podem variar entre os gêneros, sendo essencial uma avaliação médica para um diagnóstico preciso.


Como prevenir nódulos na virilha

A prevenção de nódulos na virilha pode envolver uma série de práticas de saúde e higiene. Manter a área da virilha limpa e seca, usar roupas íntimas adequadas e evitar componentes que irritam a área, muito cuidado com depilação e cuidados com as unhas dos pés são passos básicos. Além disso, a prática segura de atividades sexuais e o manejo eficaz de condições de saúde subjacentes, como DST/ISTs ou infecções de pele, também são essenciais para prevenir o desenvolvimento de nódulos na região da virilha.


Dúvidas sobre Nódulo na Virilha

O que é um nódulo na virilha?

Um nódulo na virilha refere-se a uma protuberância ou massa que pode ser sentida nesta área. Pode ser doloroso ou indolor e pode ter várias causas, incluindo infecções, inflamações, hérnias ou, em casos raros, câncer.


É normal ter nódulos na virilha?

Sim, nódulos na virilha são relativamente comuns e geralmente estão relacionados a infecções ou inflamações dos linfonodos na área. Na maioria dos casos, eles são benignos e podem resolver-se sem tratamento.


O que pode ser um caroço duro na virilha?

Um caroço duro na virilha pode ser um cisto, um linfonodo inchado, uma hérnia, ou em casos raros, um tumor. A avaliação médica é essencial para um diagnóstico preciso.


O que fazer quando aparece um caroço na virilha?

Quando um caroço aparece na virilha, é recomendável procurar um médico para uma avaliação e diagnóstico adequados, evitando a automedicação ou ignorar o sintoma.


Nódulo na virilha pode ser câncer?

Embora a maioria dos nódulos na virilha seja benigna e relacionada a causas menos graves, como infecções ou hérnia, em alguns casos, eles podem estar associados a condições mais sérias, como o câncer. É sempre importante ter qualquer sintoma avaliado por um profissional de saúde.

Como é feito o diagnóstico de um nódulo na virilha?
O diagnóstico pode envolver um exame físico, avaliação do histórico médico e, possivelmente, exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para determinar a causa do nódulo.

Nódulo na virilha sempre requer tratamento?

Nem sempre. O tratamento para um nódulo na virilha dependerá da causa subjacente. Nódulos causados por infecções ou inflamações podem se resolver por conta própria, enquanto outros, como hérnias ou certos tipos de cistos, podem requerer intervenção cirúrgica.

Nódulo na virilha pode ser prevenido?

Algumas causas de nódulos na virilha podem ser prevenidas através de práticas de saúde e higiene, enquanto outras, como predisposições genéticas para hérnias ou cistos, podem não ser evitáveis.

Nódulo na virilha é o mesmo que íngua?

"Íngua" é um termo popular frequentemente usado para descrever linfonodos inchados, que podem ser uma causa de nódulo na virilha. Portanto, enquanto uma íngua é um tipo de nódulo na virilha, nem todos os nódulos são ínguas.


Nódulos na virilha podem ser causados por DSTs/ISTs?

Sim, algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis ou a gonorreia, podem causar o inchaço dos linfonodos na virilha, resultando em nódulos perceptíveis na área.


Nódulo na virilha indica hérnia inguinal?
Um nódulo na virilha pode ser um sinal de hérnia inguinal, especialmente se ele aparecer ou piorar ao tossir, espirrar ou levantar objetos pesados. No entanto, outras condições também podem causar nódulos na virilha.

Quando devo procurar um médico para um nódulo na virilha?

É recomendável procurar um médico se o nódulo na virilha for novo, estiver crescendo, causando dor ou desconforto, ou se estiver associado a outros sintomas, como febre ou perda de peso inexplicada.


Ficar atento à falta de sintomas

A grande maioria dos nódulos na virilha possuem outros sintomas associados, até mesmo nos casos de câncer. No entanto, a hérnia inguinal é uma exceção e, apesar de algumas pessoas reclamarem de queimação e dor aguda na virilha, há muitos casos assintomáticos. No caso, observa-se apenas o caroço na região, mas não há nenhum incômodo por parte do paciente.


Também pode ocorrer a presença de sintomas na região, mas ainda não ser perceptível o nódulo na região da virilha. Isso é sinal que o problema pode ainda estar no início e é o melhor momento para procurar o aconselhamento médico.


É importante ficar atento à falta de sintomas e, se o nódulo não desaparece sozinho, é hora de buscar ajuda médica, para evitar que o quadro se agrave ainda mais.


Conheça o Dr. Alexandre Bertoncini 

Como você pode ver, várias são as causas de um nódulo na virilha, algumas mais simples e outras que exigem atenção e uma visita imediata ao médico.

Lembre-se, a saúde é a nossa maior riqueza, e você não está sozinho nessa jornada.


Se você precisar de uma consulta, o Dr. Alexandre Bertoncini é coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo com toda sua formação e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e filiado à Sociedade Brasileira de Coloproctologia.


Entre em contato neste link e agende a sua consulta agora mesmo. E não deixe de continuar lendo nosso blog para aprender mais sobre temas relacionados ao aparelho digestivo.



Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam sobre o assunto.


Dr. Alexandre Bertoncini

cisto no pâncreas
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Realizou um exame no qual foi encontrado um cisto no pâncreas? Entenda aqui o que é e quais os riscos dessa condição.
barriga de endometriose
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Descubra tudo sobre a barriga de endometriose: causas, sintomas e tratamentos eficazes para o inchaço abdominal causado por esta condição.
quando procurar um proctologista
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Quando procurar um proctologista? Entenda a importância deste especialista na prevenção e tratamento de doenças digestivas e anais.
fissura anal sintomas
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Você sabe o que é uma fissura anal? Descubra seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis. Continue a leitura.
cirurgia para diástase abdominal
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Descubra os avanços na cirurgia para diástase abdominal, incluindo a cirurgia robótica e suas vantagens.
Apendicectomia por videolaparoscopia
Por Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Venha conhecer os benefícios e vantagens da apendicectomia por videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva que transformou o tratamento da apendicite. Saiba mais!
hemorroida ou fissura anal?
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Hemorroida ou fissura anal? Será que você está tratando a doença com o medicamento correto? Embora tenham causas semelhantes elas se diferem nos sintomas.
dor ao evacuar
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
A ida ao banheiro deve ser algo fácil e sem complicações, mas o que pode ser quando aparecem dores ao evacuar? Confira as principais doenças.
hérnia inguinal
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Conheça os 6 sinais mais comuns em pessoas com hérnia inguinal e veja o que você pode fazer se identificar algum deles. Continue lendo!
Sinais de apendicite
Por Alexandre Bertoncini 10 out., 2023
Saiba agora quais sinais de apendicite que você não deve ignorar. Venha conferir.
Share by: