Saiba Tudo Sobre a Cirurgia da Hérnia Inguinal
26 de julho de 2019
A cirurgia de hérnia inguinal é um procedimento delicado. Confira nesse conteúdo tudo sobre esse tratamento cirúrgico.

Em função de várias condições da vida moderna como postura ruim, sedentarismo e obesidade, é cada vez mais comum que as pessoas precisem de tratamento cirúrgico para lidar com problemas de saúde. Você sabe quanto custa uma cirurgia de hérnia inguinal?
Entenda os Fatores que Compõem o Valor Final de Uma Cirurgia de Hérnia
A cirurgia de hérnia inguinal é necessária para garantir uma melhor qualidade de vida e abolir riscos potencialmente elevados para a saúde. E, considerando a complexidade e dificuldade de toda a cirurgia, não é difícil entender os fatores que contribuem para o cálculo do valor de uma cirurgia como esta.
Se você ainda não conhece esse procedimento, acompanhe o nosso artigo e aprenda um pouco mais sobre a cirurgia de hérnia inguinal.
O que é a hérnia inguinal?
A hérnia inguinal é um deslocamento de alguma estrutura de dentro do abdome (geralmente do próprio intestino), habitualmente resultado do aumento da pressão dentro do abdome, envelhecimento ou fraqueza da região inguinal e esforço abdominal excessivo, percebido pelo paciente como um aumento do volume na área da virilha. Essas condições favorecem o alargamento do canal inguinal que é uma passagem natural em homens e mulheres, gerando uma região de vulnerabilidade, através da qual parte do intestino pode passar. O resultado disso é um “caroço”, que pode gerar mais complicações ao longo do tempo por complicações associadas a essa passagem do intestino para fora do abdome, como a obstrução ou até a perfuração do intestino comprometido.
O mais comum é que elas sejam formadas devido a um desgaste prolongado das estruturas que formam essa região, juntamente ao envelhecimento e consequente enfraquecimento natural dos tecidos. Como as estruturas ficam mais desgastadas com a idade, as chances de que o mesmo esforço gere danos mais evidentes também aumenta. A melhor forma de prevenção é adaptar o tipo de esforço realizado para minimizar danos, além de reconhecer os sinais precocemente.
Quais são os principais sintomas?
Como o problema é um caroço formado na virilha por uma parte do intestino que empurra a pele desta região, os sintomas tendem a ser bem pronunciados nos casos mais evoluídos mas podem ser imperceptíveis ou discretos nos casos iniciais. O mais comum é sentir desde um leve desconforto que pode chegar até fortes dores abdominais, além de mal-estar generalizado e vômitos em alguns casos mais graves. Isso é resultado da passagem do conteúdo intestinal pelo local, que pode ficar aprisionado nesta região, levando a dificuldade na progressão dos alimentos dentro do intestino.
Como funciona a cirurgia de hérnia inguinal?
Antes de falarmos dos valores de uma cirurgia de hérnia inguinal, você deve entender como ela funciona. O processo para tratar a hérnia inguinal pode ocorrer basicamente de duas formas. A primeira é uma cirurgia convencional, onde o médico faz uma incisão sobre a região do caroço e retorna o intestino de volta para dentro da cavidade abdominal. Ele então corrige o defeito e implanta uma tela de reforço para reduzir o risco do problema retornar.
Outra opção é a laparoscopia, que envolve uma recuperação mais curta e acelerada, com o paciente podendo retornar de forma mais precoce às suas atividades diárias e com menos dor. São feitas três pequenas incisões no abdome, onde são inseridos pequenos instrumentos cirúrgicos e o procedimento é realizado com o auxílio de uma câmera para poder operar por dentro do abdome. A correção que será realizada sobre a hérnia é parecida com a técnica aberta onde o defeito é corrigido e uma tela de reforço também é implantada no paciente.
Ambos os processos são bem exigentes, pois uma técnica inadequada pode gerar complicações e queixas de dores persistentes. Abrir a parede do intestino, por exemplo, levaria a uma infecção que pode se generalizar, prejudicando ainda mais o paciente. Apenas um cirurgião bem treinado deve realizar esses procedimentos. Além disso, também deve ser levado em consideração o período pós-operatório, que exige acompanhamento geralmente por 24 horas em internação hospitalar. No passado esse tempo poderia chegar a 3 dias mas, com as novas técnicas cirúrgicas como a laparoscopia e o melhor preparo dos cirurgiões, é possível oferecer uma alta hospitalar mais precoce para a maioria dos pacientes e com segurança. Há casos em que a alta pode ocorrer no mesmo dia, a depender do paciente, do horário do procedimento e da técnica escolhida.
Assim, o valor do procedimento dependerá de alguns fatores apresentados como: se será necessário operar um ou mais lados; se será convencional ou por laparoscopia pois isso interfere no tempo do procedimento e dias necessários de internação hospitalar; condições de saúde específicas de cada paciente e que podem interferir com o tempo de internação de cada um e hospital no qual será realizado o procedimento.
Agora que você compreende a complexidade e os custos de uma cirurgia de hérnia inguinal, continue acompanhando nossos conteúdos. Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades do site.