EndoMarcha 2018 – Informação, apoio e conscientização
2 de dezembro de 2019
De acordo com as estimativas mais recentes, 1 a cada 10 brasileiras são diagnosticadas com a doença e, graças a movimentos como este, a conscientização tem aumentado cada vez mais.
A 5ª edição da Marcha Mundial da Conscientização da Endometriose, foi um belíssimo evento organizado pelo blog A Endometriose e Eu, e levantou a bandeira amarela da campanha #1em10, reunindo portadoras, seus familiares, amigos, pessoas públicas e médicos, colegas de profissão.
A EndoMarcha 2018 contou também com depoimentos importantes de pacientes diagnosticadas com a doença, e informações esclarecedoras de médicos-cirurgiões especializados em Endometriose.
De acordo com as estimativas mais recentes, 1 a cada 10 brasileiras são diagnosticadas com a doença e, graças a movimentos como este, a conscientização tem aumentado cada vez mais entre pacientes, familiares, médicos e poder público, expandindo-se no país.
Esta última edição aconteceu em 14 cidades de 11 estados diferentes e, na Capital Paulista, o movimento contou com a presença de pessoas de Vitória-ES e Minas Gerais-MG, que vieram até São Paulo, especialmente para participar da EndoMarcha 2018.
Fotos: Marcos Vieira/ A Endometriose e Eu
É importante ressaltar também, que o movimento EndoMarcha representa um forte apoio para a medicina, ajudando a reforçar a compreensão da doença como multidisciplinar, desde o diagnóstico inicial até o pós-tratamento clínico ou cirúrgico. Esses esclarecimentos foram muito importantes ao longo da caminhada pela Avenida Paulista.
Ao lado de grandes amigos de profissão, como o Dr. Tomyo Arazawa (Ginecologista e Obstetrícia – Cirurgião de Endometriose) e sua esposa, Dra. Lilian Fiorelli (Ginecologista e Obstetrícia – Uroginecologista | Sexualidade Humana), minha esposa, Dra. Gláucia Labinas (Dermatologista) e eu, pudemos viver uma experiência enriquecedora na última edição da EndoMarcha e queremos parabenizar os organizadores e participantes deste movimento, cuja sensibilidade, apoio e conscientização são tão importantes nesta luta.