Gordura deve estar presente em até 30% do consumo diário de calorias
2 de dezembro de 2019

A maioria das pessoas utiliza a gordura livremente, mesmo sabendo que pode fazer mal.

Porém, ela faz parte da nossa alimentação e, se consumida na medida certa, pode ser até benéfica. Aliada à cebola, é melhor ainda, pois ela é rica em antioxidantes. Ela possui ferro, cálcio, potássio e também é fonte de vitaminas do complexo B.

vários tipos de gorduras, conhecidas como ácidos graxos, que compõem a nossa alimentação. Há os saturados, que estão presentes na manteiga, leite e derivados e carnes em geral. Os insaturados, de origem vegetal, e o trans, que se encontra em alimentos industrializados e gorduras hidrogenadas.

Entre os lipídios, os ácidos graxos insaturados são as gorduras mais saudáveis que existem, apresentando efeito benéfico ao organismo. Elas contribuem para o controle do colesterol e previnem doenças cardiovasculares. Os diversos tipos de óleos de cozinha disponíveis no mercado oferecem gorduras boas e fundamentais: o ácido linolênico (ômega-3) e o ácido linoléico (ômega-6).

A gordura deve fazer parte da nossa alimentação em até 30% das calorias diárias. Não deve ser associada somente a questões ruins e prejudiciais à saúde. Quando consumida de forma correta e em quantidade adequada pode trazer diversos benefícios.

Fonte: Programa Bem Estar

Artigo escrito por

Dr. Alexandre Bertoncini

Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia


O Dr. Alexandre Bertoncini é cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e associado à Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Possui Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e é pesquisador com foco em oncologia e endometriose intestinal. 

Agende uma consulta

Confira mais artigos

Por Dr. Alexandre Bertoncini 31 de outubro de 2025
Descubra se todas as pacientes com endometriose intestinal necessariamente precisam de cirurgia e quais as alternativas possíveis no tratamento.
Por Dr. Alexandre Bertoncini 13 de outubro de 2025
Entenda os pólipos do intestino grosso: sintomas, tipos comuns, riscos associados e frequência de exames de colonoscopia.
Por Dr. Alexandre Bertoncini 11 de setembro de 2025
Descubra se a cirurgia robótica é necessária para tratar a endometriose intestinal, analisando benefícios e evidências científicas.