Blog Layout

Tudo o que você precisa saber sobre endometriose profunda

dez. 02, 2019

Você sabe o que é endometriose? O quanto você sabe sobre endometriose profunda? Conhece os sintomas, formas de tratamento? Encontre aqui tudo o que você precisa conhecer sobre isso.

A endometriose acontece quando o endométrio, a parede interna do útero que descama a cada menstruação, retorna da cavidade uterina de onde deveria estar para dentro do abdome através das tubas uterinas, causando problemas a outras partes do organismo, geralmente na região do abdômen e do sistema reprodutivo.

Os órgãos mais afetados costumam ser a bexiga e os intestinos, por conta de sua proximidade com o útero, mas órgãos mais distantes, como o cérebro e os pulmões, também podem ser afetados, dependendo da gravidade da situação, porém de forma muito mais rara.

A endometriose profunda é um estágio disseminação do endométrio pelo abdome, em que os focos da doença se aprofundam nos órgãos em que estão em contato como o peritônio ou intestinos por exemplo, além de 5mm de profundidade, independentemente do tamanho de cada nódulo, ou seja, podem ser pequenos porém profundos. Essa invasão mais profunda pode gerar um fluxo menstrual mais intenso e doloroso. Nesses casos, a paciente muitas vezes é encaminhada para a cirurgia.

Infelizmente, ainda não se pode apontar com precisão todas as causas da endometriose, mas já se sabe que há um forte componente genético, visto que as filhas de mulheres que desenvolvem um estágio avançado da doença têm um risco seis vezes maior de desenvolvê-la. Algumas doenças imunológicas da tireoide também podem ter relação com a infecção. Menstruar muito e por muito tempo pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da doença, assim como uma dieta rica em gordura animal, o sedentarismo e falta de nutrientes como os adquiridos com verduras e legumes.

Alguns fatores externos, como o uso de alguns pesticidas, poluentes industriais e a ingestão de bisfemol-A (substância liberada no aquecimento do plástico BPA) também podem aumentar os riscos de se desenvolver endometriose.

O principal sintoma da endometriose profunda envolve, basicamente, fortes dores: intensas cólicas menstruais, quase incapacitantes, dor durante a após as relações sexuais, dor nas costas e ao urinar ou evacuar. A intensidade das dores é um fator importante que indica que um médico deve ser urgentemente procurado. A infertilidade também é um sintoma frequente em mulheres com a doença.  

Para conseguir dar um diagnóstico certeiro, o médico ginecologista pode pedir alguns exames, como uma ressonância magnética ou uma ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal. Exames de sangue também podem ser necessários para identificar outras irregularidades, tais como o aumento do hormônio CA125, que também pode ser um indicativo da disseminação da endometriose.

O tratamento pode variar de acordo com a profundidade da doença. Pode ser que apenas o uso contínuo de um anticoncepcional seja suficiente, cortando o fluxo menstrual e minimizando as dores, principalmente naquelas que não desejam engravidar no momento. Acupuntura e fisioterapia também podem ser opções para auxiliar no tratamento, e, caso nada disso funcione, pode ser necessário retirar os focos de endometriose por meio de uma cirurgia laparoscópica ou com auxílio robótico.

O artigo esclareceu suas dúvidas sobre endometriose profunda? Caso tenha ficado alguma dúvida, escreva nos comentários! Você pode achar outros artigos interessantes aqui no site.

Dr. Alexandre Bertoncini

cisto no pâncreas
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Realizou um exame no qual foi encontrado um cisto no pâncreas? Entenda aqui o que é e quais os riscos dessa condição.
barriga de endometriose
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Descubra tudo sobre a barriga de endometriose: causas, sintomas e tratamentos eficazes para o inchaço abdominal causado por esta condição.
quando procurar um proctologista
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Quando procurar um proctologista? Entenda a importância deste especialista na prevenção e tratamento de doenças digestivas e anais.
fissura anal sintomas
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Você sabe o que é uma fissura anal? Descubra seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis. Continue a leitura.
cirurgia para diástase abdominal
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Descubra os avanços na cirurgia para diástase abdominal, incluindo a cirurgia robótica e suas vantagens.
Apendicectomia por videolaparoscopia
Por Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Venha conhecer os benefícios e vantagens da apendicectomia por videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva que transformou o tratamento da apendicite. Saiba mais!
hemorroida ou fissura anal?
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Hemorroida ou fissura anal? Será que você está tratando a doença com o medicamento correto? Embora tenham causas semelhantes elas se diferem nos sintomas.
dor ao evacuar
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
A ida ao banheiro deve ser algo fácil e sem complicações, mas o que pode ser quando aparecem dores ao evacuar? Confira as principais doenças.
hérnia inguinal
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Conheça os 6 sinais mais comuns em pessoas com hérnia inguinal e veja o que você pode fazer se identificar algum deles. Continue lendo!
nódulo na virilha
Por Dr. Alexandre Bertoncini 17 out., 2023
Um nódulo na virilha é bastante incômodo, mas nem sempre algo grave. Entenda mais sobre o que pode ser um caroço que aparece nessa região do corpo:
Share by: