Blog Layout

Conheça as vantagens da cirurgia robótica do aparelho digestivo

dez. 02, 2019

Segurança e uma porcentagem de eficiência incomparável são apenas algumas das principais vantagens da cirurgia robótica do aparelho digestivo.

Uma técnica da qual nenhum cirurgião poderá prescindir em um período que não deverá ultrapassar os 15 anos, de acordo com a maioria dos especialistas. Trata-se de uma ferramenta a mais que os cirurgiões já podem contar para melhorar ainda mais os já excelentes resultados para o paciente com a cirurgia laparoscópica.


A cirurgia em muito se assemelha à cirurgia laparoscópica já feita, mas utiliza-se de um robô de braços articulados para comandar as pinças que antes eram utilizadas pelo próprio cirurgião ao lado do paciente.


O cirurgião por sua vez, em uma posição muito mais confortável ao lado do paciente, é capaz de desempenhar os mesmos processos cirúrgicos com vantagens, como visão em 3D, controles de sensibilidade dos seus movimentos, articulação diferenciada das pinças que simulam às do punho humano, mas dentro do abdômen do paciente, e sem a necessidade de uma incisão, apenas pequenas punções por onde as pinças entram na cavidade, assim como já acontece na laparoscopia.


No entanto, essas pinças especiais não se comparam às pinças laparoscópicas convencionais permitindo assim uma gama muito maior de movimentos.


Diverticulite, úlceras gástricas, doença do refluxo, doenças cirúrgicas do pâncreas, além de vários tipos de cânceres, inclusive procedimentos mais simples como a remoção da vesícula, são executados com precisão e segurança, o que pode em alguns casos transformar a revolucionária  cirurgia laparoscópica  quase em um procedimento pré-histórico.

A técnica é uma espécie de aperfeiçoamento do conceito de laparoscopia. Ela consiste em um método também menos invasivo que a cirurgia aberta, no qual são realizadas pequenas incisões como na laparoscopia sem o auxílio robótico por onde serão introduzidas as pinças conectadas ao robô.

Sentado ao lado, o profissional irá realizar todos os movimentos da máquina no interior do paciente, com uma espécie de mouse conectado a um vídeo com imagem tridimensional e com o que há de mais moderno em tecnologia digital, desempenhando o procedimento cirúrgico com maior precisão através de vantagens tecnológicas, como visão 3D, controles de sensibilidade dos movimentos e pinças com articulações similares às do punho humano.

Entre as principais vantagens da cirurgia robótica do aparelho digestivo, estão:

1. Maior precisão

No Brasil, a cirurgia robótica é realizada por uma celebridade: o famoso robô Da Vinci. Ele é um equipamento com visão 3D, pinças com maior articulação, vídeo com imagem de altíssima resolução, capacidade de movimento de até 360°, sem contar a sua capacidade de detectar qualquer hesitação do cirurgião e interromper, imediatamente, o procedimento como forma de segurança. Já contamos com 3 gerações destes robôs no Brasil, sendo a versão Si a mais difundida e a novíssima versão Xi.

2. Maior conforto para o cirurgião

Como em qualquer procedimento, nas cirurgias robóticas do aparelho digestivo o conforto e o posicionamento do profissional podem influenciar sensivelmente no resultado da cirurgia, principalmente em procedimentos mais delicados e longos. Por isso, o equipamento é construído de acordo com as principais recomendações ergonômicas, o que diminui consideravelmente os erros causados pela má postura e pelo cansaço.

3. Sensibilidade aos movimentos

A máquina utilizada na Cirurgia Robótica do Aparelho Digestivo possui ferramentas muito interessantes, como a capacidade de avaliar, em curtíssimo espaço de tempo, qualquer tremor, hesitação, demora dos movimentos, excesso de força, entre outras anomalias, que podem, caso não sejam detectadas, comprometer, de forma drástica, os resultados da operação.

4. Imagem em alta definição

Se não bastassem a precisão dos movimentos, pinças que se movimentam em um ângulo de 360° e maior alcance no interior do paciente, o robô ainda oferece ao médico uma imagem até 15 vezes maior do que a dos monitores convencionais. Isso permite que órgãos, vasos sanguíneos, artérias, e demais tecidos do interior do paciente, sejam preservados com maior precisão e riqueza de detalhes.

Enfim, um procedimento mais preciso, seguro e pouco invasivo, que representa o futuro da cirurgia no Brasil e no mundo, e que já é uma pequena indicação do que a tecnologia promete para o futuro.

Este artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta em forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando as nossas publicações.

Dr. Alexandre Bertoncini

cisto no pâncreas
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Realizou um exame no qual foi encontrado um cisto no pâncreas? Entenda aqui o que é e quais os riscos dessa condição.
barriga de endometriose
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Descubra tudo sobre a barriga de endometriose: causas, sintomas e tratamentos eficazes para o inchaço abdominal causado por esta condição.
quando procurar um proctologista
Por Alexandre Bertoncini 16 abr., 2024
Quando procurar um proctologista? Entenda a importância deste especialista na prevenção e tratamento de doenças digestivas e anais.
fissura anal sintomas
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Você sabe o que é uma fissura anal? Descubra seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis. Continue a leitura.
cirurgia para diástase abdominal
Por Alexandre Bertoncini 08 fev., 2024
Descubra os avanços na cirurgia para diástase abdominal, incluindo a cirurgia robótica e suas vantagens.
Apendicectomia por videolaparoscopia
Por Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Venha conhecer os benefícios e vantagens da apendicectomia por videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva que transformou o tratamento da apendicite. Saiba mais!
hemorroida ou fissura anal?
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Hemorroida ou fissura anal? Será que você está tratando a doença com o medicamento correto? Embora tenham causas semelhantes elas se diferem nos sintomas.
dor ao evacuar
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
A ida ao banheiro deve ser algo fácil e sem complicações, mas o que pode ser quando aparecem dores ao evacuar? Confira as principais doenças.
hérnia inguinal
Por Dr. Alexandre Bertoncini 18 out., 2023
Conheça os 6 sinais mais comuns em pessoas com hérnia inguinal e veja o que você pode fazer se identificar algum deles. Continue lendo!
nódulo na virilha
Por Dr. Alexandre Bertoncini 17 out., 2023
Um nódulo na virilha é bastante incômodo, mas nem sempre algo grave. Entenda mais sobre o que pode ser um caroço que aparece nessa região do corpo:
Share by: