As 7 causas mais comuns de hemorroidas
2 de dezembro de 2019
Apesar de ser um assunto que gera muito constrangimento, as hemorroidas são um problema bastante comum.
Aproximadamente três em quatro adultos
já tiveram esse tipo de complicação no decorrer da vida, mesmo que não saibam a causa da doença.
As hemorroidas são veias normais da região do reto e ânus que podem ficar inchadas, semelhante às veias varicosas. As causas de hemorroidas podem ser várias. Na maioria dos casos, não se consegue determinar exatamente a razão, mas geralmente são associadas a maus hábitos evacuatórios e tanto diarreia crônica como constipação.
Elas podem ser resultado de muito esforço durante os movimentos intestinais ou do aumento da pressão sobre as veias durante a gravidez. As hemorroidas dilatadas podem ser as localizadas dentro do reto (hemorroidas internas), ou as localizadas sob a pele ao redor do ânus (hemorroidas externas). Algumas vezes, não apresentam sintomas, mas também pode ocorrer comichão, desconforto e sangramento na área.
Ocasionalmente, um coágulo pode se formar dentro de uma hemorroida, causando o que chamamos de trombose hemorroidária. Esse tipo de problema não apresenta perigo, mas, em geral, podem ocorrer dores fortes, fazendo com que seja necessário procurar um médico com urgência e, em alguns casos, até cirurgia de urgência.
As 7 principais causas de hemorroidas
As veias ao redor do ânus tendem a se esticar sob pressão ou esforço e podem protuberar ou inchar. Veias inflamadas chamadas popularmente de hemorroidas podem se desenvolver a partir do aumento da pressão no reto inferior. Confira a seguir as principais causas de hemorroidas.
- Fazer muito esforço durante as evacuações;
- Ficar sentado no vaso por longos períodos de tempo;
- Diarreia crônica ou constipação;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Sexo Anal sem cuidados específicos;
- Dieta pobre em fibras.
Pessoas mais velhas apresentam tendência maior a desenvolver hemorroidas, pois os tecidos que suportam as veias no seu reto e ânus costumam enfraquecer e esticar.
Quando consultar um médico
Ao notar qualquer sintoma de hemorroidas, é importante procurar um médico, que analisará o problema e indicará o melhor tratamento.
O sangramento durante os movimentos intestinais é o sinal mais comum de hemorroidas. Seu médico poderá fazer um exame físico e realizar outros testes para confirmar essa doença e descartar outras mazelas.
Também fale com seu médico se você estiver sentindo dor, apresentando sangramento excessivo ou com frequência e não estiver apresentando melhoras com outros tratamentos.
Nem sempre o sangramento retal é causado por hemorroidas, principalmente se você tem mais de 40 anos de idade. Esse é um sintoma que pode ser causado por outras doenças, incluindo câncer do cólon, reto e câncer do ânus.
Se você notar sangramento junto a uma mudança significativa nos hábitos intestinais ou se suas fezes mudarem de cor, formato ou consistência, procure um especialista o quanto antes. Esses tipos de fezes podem sinalizar sangramentos mais extensos em outros lugares do seu aparelho digestivo.
Procure cuidados de emergência se você tiver sangramento retal em grande quantidade, tontura ou fraqueza associados.
Não tenha medo de falar com o seu médico sobre o assunto, pois ele estará lá para ajudá-lo.
Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso blog
para receber mais novidades! Agradecemos pela leitura e até a próxima!