Câncer do Reto e do Intestino

Câncer do
Reto e do Intestino

O câncer do intestino, ou câncer de cólon e reto ou colorretal, envolve a presença de tumores no cólon, reto e ânus. Esses tumores são originados, normalmente, pela evolução de pólipos no intestino. Trata-se de uma doença que tem tratamento e chances de cura quando o diagnóstico é feito precocemente.

Câncer do Reto e do Intestino

O câncer do intestino grosso, ou câncer de cólon e reto ou colorretal, envolve a presença de tumores no cólon, reto e ânus. Esses tumores são originados, normalmente, pela evolução de pólipos no intestino. Trata-se de uma doença que tem tratamento e chances de cura muito grandes quando o diagnóstico é feito precocemente.

Sintomas

Os sintomas podem variar de paciente para paciente, podendo estar relacionados, principalmente, à alteração persistente do hábito intestinal, não de forma transitória, mas sim que perdura por semanas ou meses. Além disso, pode estar associado, em casos mais avançados, à perda de peso e apetite, prostração, anemia, fraqueza e cansaço. A presença de sangue ou catarro nas fezes não significa que o paciente tem uma doença maligna do intestino grosso ou reto, mas podem acompanhar o quadro.

Diagnóstico

O câncer do intestino é diagnosticado através de biópsia de tecido do órgão obtido através da colonoscopia, exames clínicos e exames complementares como tomografias e ressonâncias magnéticas em alguns casos. A colonoscopia tem papel fundamental para o diagnóstico dos tumores do intestino grosso e reto.
A suspeita se dá baseada nos sintomas clínicos, mas o diagnóstico definitivo do câncer do intestino é realizado somente através de uma colonoscopia, que é o único exame capaz de localizar a doença, confirmar a presença a partir de uma biópsia e ainda estadiar se não há outros focos despercebidos no restante do intestino.

• Obesidade/Excesso de peso;
  • Doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn;
  • Consumo de alimentos processados e carnes vermelhas excessivamente;
  • Ausência de micronutrientes na dieta como fibras e frutas;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo.

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano o câncer do intestino acomete 36 mil pessoas no Brasil, sendo o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo em mulheres.
De acordo com o Instituto Oncoguia, 20% das pessoas com câncer de cólon apresentam histórico familiar da doença e geralmente o câncer surge mais cedo nessas pessoas. Portanto, a maioria dos casos deste tipo de tumor não são passados de geração em geração, sendo dependentes dos fatores de risco e genética de cada paciente.
Dentre todos os tipos de câncer do aparelho digestivo, o do intestino grosso e do reto são os tumores mais frequentes.

36 mil

Pessoas no Brasil sofrem com
câncer do Intestino por ano

Das pessoas com câncer de cólon
apresentam histórico familiar da doença

Tipos de Tratamento

O tratamento para câncer de cólon é indicado conforme a localização do tumor, o estágio de evolução da doença, podendo ser tratamento cirúrgico, quimioterapia ou radioterapia, associadas ou não.

O único tratamento potencialmente curativo é a cirurgia, tanto para o câncer do cólon, quanto para o câncer do reto. No entanto, por questões particulares da posição do reto, frequentemente, é necessário um tratamento com quimioterapia e radioterapia antes de realizar a cirurgia, a fim de otimizar os resultados que a cirurgia pode oferecer. Há situações em que esse tratamento pré-operatório pode inclusive levar ao desaparecimento do tumor mas esse não é o seu objetivo principal.

• Câncer de Cólon tem cura?

O câncer de cólon é uma doença tratável e frequentemente curável. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são altíssimas, chegando a mais de 90% em alguns casos.

• É possível prevenir essa doença?

Há algumas formas de prevenir o câncer de intestino. É importante modificar alguns hábitos para manter um estilo de vida saudável. Por exemplo: a prática de exercícios físicos, peso corporal adequado, alimentação saudável e balanceada e não fumar. Tão importante quanto prevenir é o diagnóstico precoce da doença o que aumenta demais as chances de cura ou controle da doença.

• Quando devemos iniciar os exames para o rastreamento precoce do câncer do intestino grosso (cólon e reto)?

Habitualmente o indicado é que todos os pacientes, homens e mulheres, realizem uma colonoscopia a partir dos 50 anos de idade. Essa idade inicial pode ser reduzida em casos de histórico familiar importante para esse e outros tipos de cânceres. A frequência de repetição desses exames dependerá dos fatores de risco individuais, história familiar e achados deste primeiro exame de cada paciente, mas raramente a repetição é anual e, em grande parte dos casos, podemos ficar entre 5 e 10 anos sem precisar repetir esse exame.